Tecnologia

Impressora de Etiquetas Térmica: O Impacto da Automação Comercial nos Marketplaces e Centros Logísticos.

No dinâmico cenário do comércio eletrônico, a busca por eficiência é uma constante, refletida em um impressionante faturamento de R$ 80,4 bilhões no primeiro semestre de 2023, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). No Brasil, as 10 principais lojas dominam 50% do mercado, com grandes players do e-commerce, como Mercado Livre (13,8%) e Amazon Brasil (9%) liderando o ranking nacional.

O que essas empresas têm em comum? Eficiência.

Nos casos citados acima, ambas se destacam-se pela eficiência trabalhando com sistemas de venda e entrega “Express”, impulsionada por processos automatizados.

Nesse contexto, as impressoras térmicas têm papel crucial, sendo essenciais para logística, rastreamento de produtos e emissões fiscais, especialmente após a incorporação da Nota Técnica n°2020.004, lançada pela Secretaria da Fazenda em 2020, que visa aprimorar a utilização da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), impactando diretamente o DANFE. Entre as alterações da nota, destacamos aqui a liberação para impressão do DANFE Simplificado em etiqueta, utilizando impressoras térmicas de etiquetas.

Ou seja, para atender às demandas de emissão fiscal e de etiquetas de envio nos marketplaces, a impressão térmica emergiu como uma solução de destaque. A tecnologia térmica não apenas agiliza a impressão, mas também garante a clareza e precisão das etiquetas, atendendo tanto às necessidades logísticas quanto fiscais.

Redução de Custos e Sustentabilidade:

A eliminação de cartuchos de tinta e toners não apenas reduz os custos operacionais, mas também evidencia a impressão térmica como uma escolha sustentável.
Em um cenário em que a responsabilidade ambiental é valorizada, essa abordagem eco-friendly se alinha com a busca por práticas mais sustentáveis no e-commerce. A redução de resíduos e custos não é apenas uma vitória para os vendedores, mas também uma contribuição positiva para o nosso planeta.

Como escolher uma impressora de etiquetas Térmica
para o meu negócio?

Agora que entendemos o papel de uma impressora térmica no setor do varejo, a pergunta que fica é “Como escolher a impressora de etiquetas térmica certa?”. A escolha da impressora de etiquetas é uma decisão estratégica para qualquer negócio de e-commerce, independente do seu porte, especialmente quando se trata de integrar-se eficientemente aos grandes marketplaces.

Pensando nisso, separamos 5 dicas valiosas para te ajudar no momento de decisão, e claro, além das nossas dicas na PSI Tecnologia você pode contar com nosso time de especialistas que irão avaliar seu negócio e sugerir produtos adequados para a sua operação.

  1. Compatibilidade com Marketplaces:
    Certifique-se de que a impressora de etiquetas escolhida é compatível com os requisitos dos grandes marketplaces nos quais você opera.
  2. Tecnologia de Impressão Térmica:
    Opte por uma impressora de etiquetas térmicas. Essa tecnologia oferece eficiência e custos operacionais mais baixos, eliminando a necessidade de cartuchos de tinta e toners. Além disso, ela se destaca pela sua capacidade de imprimir códigos de barras nítidos e etiquetas de alta qualidade.

  3. Volume de Impressão:
    Considere a quantidade de etiquetas que você precisa emitir por dia, em relação ao tamanho de etiqueta utilizada, isso irá determinar o porte do equipamento que atenderá sua demanda. Ou seja, o volume é definido pela quantidade de metros que o equipamento pode emitir por dia.

    Aqui estão alguns exemplos:

    Impressoras desktop– Volume de médio de 150 metros de impressão por dia.

    Impressoras industriais de médio volume – Volume de médio de 900 metros de impressão por dia.

    Impressoras industriais de alto volume grande porte – Volume de médio de 1800 metros de impressão por dia

    Impressoras Industriais 24/7 – imprimem 24 horas por dias por 7 dias da semana

  4. Conectividade e Integração:
    Escolha uma impressora que ofereça opções de conectividade adequadas, como USB, Wi-Fi ou Bluetooth.

  5. Insumos:
    A escolha de insumos de qualidade para sua empresa etiquetas e Ribbon (fita plástica com tinta impregnada que é transferida para a etiqueta através do calor gerado pela cabeça de impressão do equipamento) influencia diretamente na qualidade das etiquetas.

    Opte por bons insumos pois garantirão que as informações sejam impressas com clareza, dessa forma os códigos de barras serão lidos com facilidade.

Mas conta para a gente, sua empresa já está seguindo as recomendações do SEFAZ? Já fazem uso da tecnologia de impressão térmica? Na PSI Tecnologia contamos com um extenso catálogo com opções de automação comercial que irão auxiliar o crescimento do seu negócio, fale hoje mesmo com um de nossos especialistas para achar a solução ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *